terça-feira, dezembro 05, 2006




MPB afinada

Assisti nestas duas últimas semanas dois musicais femininos de MPB, as Mulheres de Holanda e o grupo As Terças. Ambos na zona norte do RJ, ambos corais, todas afinadíssimas. As diferenças, para não ficar repetitivo, é que as Mulheres de Holanda são um grupo que fazem da apresentação um show, com todo um trabalho de produção, iluminação, direção de palco, e acompanhamento de violão e percussão (este envolvendo as próprias cantoras). Já As Terças é um grupo que se reúne pelo prazer de cantar, sempre às terças-feiras (daí o nome) e que só não se "profissionaliza" (no sentido de viver desta atividade) porque não o deseja. Ainda. Afinação as meninas possuem de sobra.

É reconfortante saber que em tempos de funk carioca, axé music, sertanejos e pagodeiros a MPB ainda há espaço para músicas que não são feitas apenas de ritmo ou com letras tão simples quanto açucaradas. A MPB ainda existe e resiste, com público mais do que fiel pelo que pude conferir nas duas apresentações.

Em tempo: uma das integrantes d'As Terças é uma ex-aluna minha, Teresa Guilhon, que entre outras atividades esta semana promove ciclo de debates "A Cultura Além do Digital" no RJ, no SENAC/CultCom, em Copacabana.

Como não tenho fotos dos eventos, posto a imagem do CD do grupo Terças; mas assim que conseguir novas fotos, posto aqui.

Ate breve, Teresa!

3 comentários:

Gui disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gui disse...

Wallace meu caro, vamos personalizar esse template ai!

Grande abraço,

Guilherme Andrade

Wallace disse...

Caro Guilherme, esse blog é da linha "less is more" (meu outro blog já é carnavalizado demais, tenho de variar (risos).
Abraços,