quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Reflexões 2011:2


Essa semana fui fazer um orçamento para serviço na área de mídia impressa (no Rio de Janeiro, uma via crúcis) e me deparei com situações infelizmente corriqueiras: a pessoa que atende envia orçamento por email com o destinatário errado e não verifica se a mensagem retornou; a outra atendente não anota os dados de contato corretamente; falo com o dono e este não dá o retorno no prazo esperado, pois o serviço é pequeno,em comparação com outros mai$ interessantes. O terceiro se recusa a fazer um orçamento pois já teve problemas anteriores com orçamentos mal administrados.

Em mídia digital já passei por situações semelhantes: sugiro uma melhoria no site que acesso com frequência e o webmaster simplesmente diz que não fará nada pois não concorda com minha opinião (na verdade ele não conseguiu perceber que, se eu me dei ao trabalho de fazer a observação é porque considero o site dele acima da média e que desejo que continue assim).

Noutra situação contactei um terceirizado que trabalha de dia em empresa e a noite faz bicos, mas não comunica isso aos clientes (embora se anuncie no mercado como freelance). Quando me retornou o orçamento deu preços astronômicos, pois não precisa do bico para viver (pelo menos ele pensa assim, até o da em que ficar desempregado - isola!-).

Por essas e outras que percebo que, a razão de ser de nossos problemas ou está no sistema à nossa volta ou está em nós mesmos. Em ambos os casos, parafraseando Nietzsche, as convicções que carregamos são um entrave maior que os problemas, em sí.
Se os atores citados começassem a olhar para sí mesmos ou para as pessoas a sua volta de outra maneira (o famoso "ligue para símesmo e deixe um recado para ver se ele é repassado") o mercado (ao menos no RJ) seria outro...

...

Quando eu era garoto, os meios de entretenimento (quadrinhos, cinema, TV) costumavam exibir a figura do "herói" ou do "políticamente correto" como protagonista das histórias. O "anti-herói" era um "contraponto" à figura do herói, algo típico da cultura alternativa. Era reconfortante ver valores positivos sendo exibidos na maior parte do tempo, e ver valores "alternativos" apeas para quebrar a monotonia.
Hoje, a figura do "politicamente incorreto" está na ordem do dia, seja em seriados como "Todo mundo odeia o Chris" ou no Big Brother. Se alguém briga com alguém, ou faz algo condenável a vista de todos, se for divetido ou engraçado, a audiência aumenta.

Não sei onde as coisas vão parar com o "politicamente incorreto"...

...

Como disse Steve Krug no seu livro "Não me faça pensar", "usuários gostam de convenções". Nada pior do que estar navegando na web e perceber que a nova versão de seu navegador web (a) não exibe (ou não tem mais) barra de status, indicando a progressão do carregameto da página (b) o botão de cancelar carregamento/recarregar página ou está ora ao lado direito ora ao esquerdo da barra de endereços (c) a opção de recarregar imagem (não toda a página) inexiste ou foi removida.
Enfim, design, assim como informática, não é uma ciência exata. Se testes de uso fossem feitos em vários navegadores, os projetistas de interface chegariam a conclusão de que é melhor mexer o DESENHO da interface mantendo as posições "mais utilizadas" do que reinventar a roda apenas para se diferenciar da concorrência ou ganhar prêmios de seus colegas da área de design.

...

2 comentários:

Luferat disse...

"webmaster simplesmente diz que não fará nada pois não concorda com minha opinião"

Continuo não concordando e já te explique porque! ;-)

Wallace disse...

Mestre Andre, esse comentario que fiz foi "generico", pus no meu post para ilustra um assunto relacionado ao tema do texto; alguns outros sites alem do seu me retornaram a mesma posicao, outros nao, e outros ainda nem responderam (você retornou, ponto pra voce!).
Fiz a observacao pois acho você - e seu site - acima da media, se fossem iguais a maioria nao me daria ao trabalho de sugerir o que eu vejo como "uma melhoria". Como diria Roosevelt (?)- "posso discordar de suas palavras,mas defenderei ate a morte seu direito de dize-las"...
Abracos fraternos,