domingo, abril 10, 2011

Beatlemania

Não sou Beatlemaníaco, mas lendo na Wikipedia sobre os Beatles, me chamou a atenção o comentário de um fato que hoje é notório, os Beatles não tinham mais uma boa relação desde o Álbum Branco, curiosamente um dos melhores da carreira da maior banda musical de todos os tempos: (vide o texto da Wikipedia em "Discordância e atritos do disco").

O fim dessa relação foi comentado musical e publicamente pelos integrantes (me perdoem os links a seguir, tirados da tradução automática e "não contextual" do Google).

Paul McCartney fez a canção "Get Back/Volte", ainda com os Beatles expressando seu descontentamento com a presença de Yoko Ono na banda;  depois escreveu "Too many people/Muitas pessoas" para John, em disco solo, criticando-o por ser o pivô da separação da banda (indiretamente culpando Yoko pelo fim do bom relacionamento do grupo).

John respondeu ácidamente na carreira solo com "How do you sleep/Como consegue dormir", dizendo o que pensava de Paul "Um rosto bonito pode durar um ano ou dois" (aliás, ele já fizera isso antes com "Glass union/Cebola de vidro", onde ele diz em "I am the Walrus/Sou o lobo marinho", uma canção dos Beatles: "aqui está uma dica para vocês todos/O lobo marinho era Paul").

Paul respondeu de forma bem-humorada com a famosa "Silly love songs/Tolas canções de amor"; fez ainda "Tomorrow/Amanhã" para acabar com a discussão (respondendo ao argumento de John de que "a única coisa que você fez de fato foi Yesterday" - com alusão de que todas as outras canções do grupo foram trabalho coletivo, com exceção desta). A própria letra ao ter como refrão "Don't let me down tomorrow/Não me decepcione amanhã" faz ironia com uma cançao de John, na época dos Beatles,"Don't let me down/Não me decepcione". Segundo consta, a dupla Lennon/McCartney não compunha mas assinava em dupla, assim como Roberto e Erasmo, anos depois do sucesso.

George também deu sua versão dos fatos, ao dialogar com Ringo em "All Those Years Ago/Todos aqueles anos passados" e "When We Was Fab/Quando éramos fabulosos".

Enfim, fim de relação não é algo para se comemorar, mas acredito que muita coisa poderia ter sido evitada à época se alguém sugerisse a tempo: os Beatles poderiam gravar músicas individualmente e editar em forma de álbuns, com o nome do grupo (The Beatles). De certa forma eles já faziam isso desde o Álbum Branco (como cita o mesmo texto da Wikipedia, "McCartney, multi-instrumentista, tocou bateria em "Back in the U.S.S.R." e "Dear Prudence").

Nenhum comentário: