segunda-feira, abril 18, 2011

Shakespeare no século XXI



Neste domingo foi apresentado o fechamento da X mostra do Teatro EcoaPassando a mão em Shakespeare”. Essa última apresentação poderia se chamar “Shakespeare no segundo milênio” pois fez uso de referências da cultura brasileira atual (citações de músicas, que se encaixam na temática de algumas obras de Shakespeare) e tecnologia (som de celulares dos espectadores, em cena!).

O enredo é original pois restrata personagens de textos inacabados de Shakespeare, que ficam sem ter como prosseguir dentro de um texto sem conclusão, daí o caráter fragmentado e auto-recursivo da peça. "Sem desmerecer quem faz isso bem, mas fazer colagens de textos Shakespearinianos seria muito óbvio, daí o conceito da peça", como afirma Gabriel Barros, um dos atores.

A apresentação foi interessante, pois, mesmo quem não conhece a obra de Shakespeare (como eu) pôde entender que o texto é uma colagem de trechos da obra do autor, despertando o interesse de se conhecer a obra. A estrutura de repetição reforça a importância dos trechos escolhidos, e o tratamento “técnico” de fazer do texto ora drama, ora comédia, e do ambiente ora surreal, ora real (personagens ora andando em círculo, ora dialogando coerentemente) foram outras boas escolhas dramáticas.

Enfim, espero rever a peça em um espaço maior, já que a montagem merece esse tipo de tratamento.



Um comentário:

Unknown disse...

Bem, há trechos na peça que ralmente são de Shakespeare mas eu diria, sem medo de errar que 80% do texto é autoral.

De qualquer maneira obrigado pela referência.

Thjago Cortez.