Museu do índio
Exposição: “Tisakisu: Tradição e Novas Tecnologias da Memória”
Inauguração: 19 de dezembro, às 19 horas. Até 30 de julho de 2007.
Local:Espaço Museu das Aldeias /
Museu do ÍndioRua das Palmeiras, 55 Botafogo / Tel.: 2286-8430
Visitação: de terça a sexta, das 9 às 17h30min; sábados e domingos, das 13 às 17 horas.
Grátis.
Já fiz programa de índio quando fui visitar um submarino da marinha Brasileira na Praça XV (imagine um camarada de 1m90 dentro de um ambiente que já é pequeno para pessoas de estatura "normal"). Me sentí na própria casa dos 7 anões.
Esta semana (no momento em que escrevo estas linhas, dezembro de 2006) fui ao Museu do índio prestigiar o trabalho da Helena de Barros, eXdiana (para quem não é da área, é um trocadilho com ESDI = Escola superior de Desenho Industrial, da UERJ), e - grata surpresa - de programa de índio não tem nada, muito pelo contrário. A começar pela fachada exterior, com belíssimas fotografias em backlight; dentro, há uma loja simpaticíssima com artigos indígenas, além de toda uma decoração do espaço que remete ao modus viventi dos índios brasileiros.
Há uma exposição no 2º andar prédio principal, "O tempo e espaço na Amazônia: os Wajäpi" que lembra as exposições do CCBB, pela ambientação, iluninação, design e cuidado na montagem. Dá até pra esquecer que estamos no Rio de Janeiro, num bairro cercado por prédios residenciais.
A expo “Tisakisu: Tradição e Novas Tecnologias da Memória” foi outra surpresa pela qualidade da montagem, outro momento de "CCBB" em plena Botafogo.
Vale a visita, mesmo sendo aparentemente contramão, dá pra ir de metrô ou tentar estacionar nos arredores.
E parabéns à equipe do museu do índio!