segunda-feira, maio 02, 2011

Nota 10 e nota zero

Resolví fazer como o jornalista e blogueiro Ricardo Gama, meu vizinho neste condomínio de blogs, que faz jornalismo de denúncias, ou melhor dizendo, jornalismo de ouvidoria popular, um verdadeiro fiscal do povo e eleger o melhor e o pior do setor público.

Nota 10 para o novo site da prefeitura do RJ; visual novo, limpo, com informações fáceis de se encontrar.


Nota zero para a página de ouvidoria, que obriga ao internauta a entrar em contato via telefone para poder fazer determinadas reclamações. Pior ainda: para falar sobre um mesmo assunto (retornar a falta de providências sobre uma reclamação anterior) você tem de ter o número do protocolo de sua reclamação.
Entendí: o prefeito quer automatizar o sistema de comunicação, reduzindo o pessoal envolvido, e centralizando so canais de contato. Só que isso significa ignorar que, no caso do contato telefônico o cidadão pode (a)  morar em locais distantes ou pouco nobres da cidade, com poucos orelhões funcionando (b) ter acesso a telefone apenas para receber ligações. Melhor seria disponibilizar mais de um canal de contato, para que a população possa valer seus direitos de cidadãos. Por que a prefeitura não cria um Twitter, comunidade no facebook, endereço para contato via carta, sistema de torpedos grátis...



Bola fora para o prefeito...

Nota 10 para o software Google Chrome, que além de se veloz, e ter buscas integradas ao Google, possui interface ampla que foi adotada pela maioria dos navegadores do mercado. Ele ainda reinicia downloads interrompidos (pausados) pelo usuário.



Nota Zero na interface do painel de downloads do Chrome, onde, sobre o botão de acesso, aparece o menu de opções fazendo você clcar em"cancelar" o download, inavertidamente.


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