Essa entrevista na Rádio CBN me fez retomar este blog, pois além de falar sobre criatividade, fala sobre a arte de escrever com a escritora e blogueira Cris Lisbôa no Facebook ou no Tumblr, da Go Writers no Facebook ou na internet.
O vídeo completo da entrevista no Facebook, (uma transmissão ao vivo de 29/03/2017) do programa Café Expresso, com os entrevistadores Julia Arraes e Leopoldo Rosa está aqui.
Dentre os diversos assuntos abordados, havia os memes da internet, redes sociais sobre a operação "carne fraca" que apurava casos de corrupção de fiscais do governo sobre frigoríficos (e acabou viralizando como comercialização de carne estragada ou processada com papelao). Uma conclusão foi a de que essas noticias falsas nos fazem procurar e pesquisar a origem dos fatos e descobrir o que é lenda ou fato.
A entrevistada trabalhava como editora de revistas e como seu talento para escrita era excepcional, sua chefe criou um curso sobre texto criativo para ela ministrar. A primeira turma, com 12 pessoas, tinha de publicitarios a escritores, e as aulas seguiam um formato fora dos padrões - sem regras ou manuais p.ex. A entrevistada chega a dizer que usa um "desmanual" em suas aulas.
Um dos motivos é que o processo criativo é individual. As coisas que te motivam a escrever podem não fazer sentido para outra pessoa.
Um exemplo é o curso da entrevistada, "como escrever cartas de amor", que parte do universo subjetivo do/a autor/a para produzir esse tipo de texto.
Ao escrever devemos atentar para a "voz do texto" (ou do autor), qual parte de sua personalidade está escrevendo aquele texto.
Outra coisa importante é se focar na escrita, sem distrações. Parar de escrever para pesquisar o significado de uma palavra na Internet faz com que voce perca o fio da meada criativa. Ao voltar da pesquisa não é mais aquela pessoa que estava ali escrevendo, por isso é importante terminar de escrever para depois corrigir (a ortografia, gramatica e sintaxe) ou pesquisar palavras.
A observação do local onde se está escrevendo, "estar de fato" no local de escrita é importante no processo de concentração da escrita.
O escritor é como um atleta; no caso de pessoas que tem de produzir quantidades de textos diários, p.ex., a arte de escrever tem de ser exercitada todos os dias, para que isso auxilie na produção dos textos.
Apesar de estarmos na "era digital", escrever com lápis e papel é uma tecnología útil para vencer bloqueios criativos.
Apesar de existirem técnicas pessoais ou genéricas para produção de textos, isso não ajuda para produção criativa de textos. Explorar o próprio mundo interior é fundamental para produção de textos diferenciados.
Enfim, foi uma entrevista muito interessante sobre comunicação, arte da escrita e processos criativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário