quarta-feira, setembro 19, 2007

Teatro e debate


Esta semana segue o ciclo de leituras dramatizadas seguidas de debates com o público na Livraria Prefácio, em Botafogo (próximo aa estação do metrô Botafogo). Neste sábado, 22/09/2007 às 15h30 é a vez da leitura do texto "A serpente" de Nélson Rodrigues.

Seguem fotos das apresentações anteriores:


25/08/2007: "O poder e a glória" de José Louzeiro e Denise Andrade, com participação de José Loureiro nos debates.

Esta leitura, que recontituiu com precisão documental as últimas horas de Getúlio Vargas no poder, fomentou debates acalorados com o autor, José Louzeiro, pois muitos paralelos com a situação política atual foram colocados; desde o presidente Lula que se compara com grandes estadistas como Juscelino ou o próprio Getúlio, histórias de bastidores políticos da época, tudo foi material de debate "além-texto", proporcinando momentos intelectualmenete interessantes.


08/09/2007: "O Marinheiro" de Fernando Pessoa.

A encenação, que se aproveitou excepcionalmente bem da decoração da livraria Prefácio, foi um diálogo entre três irmãs, que faziam o velório da irmã falecida, oque abriu espaço para reflexões psicológicas das personagens, sobre sí mesmas, através de um mundo imaginário de um pescador (sonho de uma das três irmãs).
Apesar do velório em sí ser o tema provocador do texto ele - o velório - não faz parte da narrativa, que questiona a idéia do que é sonho ou realidade, de fato.


22/09/2007: "A serpente" de Nélson Rodrigues.

Encenação do texto "A Serpente" de Nélson Rodrigues, a melhor leitura/encenação da série. O texto fala sobre relações familiares privadas sempre sob a ótica Nelson Rodriguiana com situações polêmicas mas verossímeis: um casal que não se relaciona sexualmente, a irmã que aproxima a esposa do próprio marido a fim de resolver a situação; crime, adultério... Imperdível.


Livraria Prefácio:
2527-8843/2527-5699

Um comentário:

Eleonora Ignez disse...

É animador ter reconhecimento do público num projeto como esse.

Fazemos al[ém do Teatro, discutimos o Teatro e sua função social.

No próximo sábado, dia 06 de outubro, faremos uma CONTAÇAO - DEBATE para o público infanto-juvenil, com temas éticos e atuais.

Esperamos todos!!!
Eleonora Ignez