domingo, janeiro 21, 2007



Rita Lee meia bomba



Rita Lee sessentona, comemorando 40 anos de estrada, começou o show na praia de Copa dia 20 de Janeiro, aniversário da fundação da cidade maravilhosa num show que foi mais empolgante pela qualidade do som do que pelo repertório. Se for contabilizar a empolgação da artista aí que a coisa desanda: para quem já viu Rita tocando, pulando e interagindo com a platéia num Rock In Rio, por exemplo, não ia reconhecer a Rita deste show.

A despeito de ser um fenômeno de comunicação (fazer a platéia roqueira do Rock In Rio cantar junto "Mania de você" é um feito digno de entrar no Guiness!) o show caberia num DVD promocional muito bem (Rita é fotogênica) mas... a coisa pára aí.
Os únicos momentos dignos de nota aconteceram quando Rita usou um sintetizador de sons ativados por movimento do ar (ao fazer gestos sobre o teclado/sintetizador os sons eram gerados) e no final (!) quando engatou músicas mais animadas.
O repertório não ajudou muito (tocar "Venenosa" do Herva Doce foi um verdadeiro anti-clímax para uma artista que tem dúzias de clássicos em seu currículo) a despeito do público aplaudir e cantar junto.
Não, não vou ser óbvio relacionando as últimas declarações de Rita sobre ter abandonado as drogas com a performance "devagar quase parando", afinal nem todos os dias a gente acorda com o espírito da Xuxa ou do Mick Jagger (este um exemplo de como chegar aos 60 "com a corda toda").

Mas Rita parece ter sentido que estava alí "tapando buraco" pela falta do Elton John, cujo show estava programado para o dia mas foi adiado. Talvez isso explique tamanha falta de entusiasmo para uma roqueira que pode estar muito velha para o Rock mas ainda está muito jovem para terminar a carreira.

Para ninguém dizer que só estou criticando negativamente, digo que o cenário foi muito bem produzido e colocado, 50% do repertório foi bem selecionado (apesar de as melhores músicas terem sido tocadas em versão reduzida) e Rita soube levar o show (músicas, músicos e público) na dose certa.

Como fã, fiquei decepcionado, mas irei assistir outros shows, claro!

Nenhum comentário: