segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Impressões de um carnaval (ou manual do desfilante)


Desfilei na Portela, no sambódromo do Rio de Janeiro, neste carnaval de 2012, uma experiência boa.

A cidade do samba – próxima da Estação de trem Central do Brasil e do sambódromo, de tabela - é relativamente bem organizada, com praça de alimentação, “esculturas permanentes”, galpões para cada escola preparar suas fantasias e carros alegóricos. As escolas de samba são uma indústria, uma vez que a produção do desfile é produzida em série.
Fico imaginando que falta pouco para se criar uma “Riolândia” ou “Carnavalândia”: bastava os carros serem planejados para, ao final do desfile, serem retirados de suas bases – caminhões – e expostos ao público, já que há espaço no interior para tráfego e visitantes. O local dessa “Carnavalândia” teria de ser pensado já que demandaria uma área grande, apesar de ser renovado a cada ano...

Percebí que quem curte desfilar realmente tem o samba no sangue, mas nem todo mundo é assim. Como já ouvi comentários de pessoas que participaram e não curtiram a experiência como deveriam, faço uma pequena lista de cuidados pra quem pretende desfilar, sem traumas:

Seja esperto(a). É melhor ser convidado do que “se convidar”. Já começa que convidado não paga a fantasia, p.ex :^D .

Fique atento(a). Se pedir para entrar, veja nos ensaios se a cobrança ou o desgaste está dentro de seu perfil. Desfilar com gente mais jovem subentende que o ritmo do desfile será para pessoas com mais disposição que você.

Se cuide. Desfilar é como escalar montanha ou correr maratona: demanda preparo físico. Vá a todos os ensaios que puder, não só para decorar os passos e letra do samba-enredo como para condicionar o corpo.

Reconhece suas limitações? Acha que não tem voz suficiente? Sem problema: as caixas de som vão abafar sua voz de qualquer maneira, pode fazer de conta que é a Madonna e fazer mímica durante o show que ninguém vai perceber :^D ...

É bom de garfo? Há chance de rolar feijoada na quadra da escola antes do desfile :^D .

Ajoelhou tem de rezar. Desfile é uma apresentação com regras e obrigações como qualquer trabalho sério, mesmo não sendo remunerado. Então vai ter gente te cobrando ritmo, empolgação e posicionamento como qualquer chefe. Então, se quer pular carnaval sem compromisso, escolha um bloco para sair...

Seguro morreu de velho: recebeu a fantasia, vista no local de recebimento para não ter surpresas depois. Em casa, faça os ajustes que a escola não se programou ou não teve tempo de fazer (amarras na fantasia junto ao corpo, p.ex.).

Atrasar não adianta (já dizia o relojoeiro). Vá de preferência já fantasiado. Se a fantasia for muito incômoda ou se não quiser ser vitrine fora do desfile, se vista no local colocando roupa normal por baixo - que não apareça no desfile, claro.

Saco vazio não pára em pé, já diz o ditado. Não esqueça de ir bem alimentado e hidratado. Ou leve alguma grana em local seguro pra comprar bebida no local. Ah, tem água fornecida antes do desfile, se você ficar ligado(a), e depois do desfile.



No mais, parabéns a todos que fazem dessa festa uma muvuca organizada...

Nenhum comentário: